O TRABALHO QUE O MILHO DÁ
Aguarelista português, com uma produção prolífica, foi na expressão dos seus contemporâneos, uma figura paradigmática. Terá produzido milhares de aguarelas, grande parte retratando a sua zona de naturalidade - Aveiro - fixando em manchas subtis a labuta de camponeses e pescadores, enquadrados pelos rios e planícies portuguesas.
Alguns evocam a venda de aguarelas nos Restauradores (Lisboa) e a visita sem desfalecimento a consultórios de médicos e advogados, comerciantes e industriais, tentando vender as muitas obras que ia produzindo com aparente facilidade. Se a venda não corria de feição, e a receita era magra, poupava nas tintas e nos papéis, mas não renunciava.
Todos os anos, dezenas de aguarelas de Manuel Tavares, surgem à venda nas principais casas leiloeiras portuguesas. Continua a ter colecionadores fiéis.
O que trago hoje é um trabalho muito curioso a que, aliás, se dedicaram muitas figuras das artes plásticas nos anos 40 e 50 : a realização de calendários para oferta na época festiva.
As aguarelas de Manuel Tavares subordinadas ao tema "O TRABALHO QUE O MILHO DÁ" foi encomenda da Empresa Fabril do Norte e estes trabalhos estão datados de 1944.
JANEIRO - ESTRUMAR
FEVEREIRO - LAVRAR
A imagem correspondente ao calendário do mês de Janeiro (Estrumar) falta e é uma pena, pois este seu trabalho é precioso para a preservação da memória portuguesa. O site inglês Delcampe tem-na. Será que a não consegue?
ResponderEliminarMuito obrigado pelo comentário. Finalmente, consegui re-interessar-me pelo blogue e, portanto, era essencial começar por esta actualização (e rectificação).
Eliminareu tenho
Eliminarjosevianaabreu@gmail.com
935021268
obrigado
cumprimentos
Gosto deste pintor. Aguarelista soberbo.
ResponderEliminarquanto valerao?
ResponderEliminartenho essas 12 se alguem quizer comprar estou aberto a propostas razoaveis certo? obrigado
ResponderEliminarmeu contacto é 935021268
ResponderEliminarmail:josevianaabreu@gmail.com
obrigado
Só vi agora a sua mensagem.
EliminarPeço desculpa por reação tão tardia (mas... vale tarde que nunca).
Esclareça-me, por favor : É proprietário das 12 aguarelas originais de Manuel Tavares que serviram para a realização deste calendário? Ou das reproduções ? É o que os valores num caso e noutro são completamente diferentes. São entre "sem valor" para as reproduções e "algum valor" para as aguarelas originais, depoendendo do estado de conservação.
Cumprimentos.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarainda tenho disponivel as 12 aguarelas do trabalho que o milho dá de M.Tavares se alguem tiver intressado o meu numero é 935021268 ok?
ResponderEliminarObrigado
Cumprimentos
José Viana
Vendo as 12 por 69E.
ResponderEliminarA quem tiver interessado ok?
No momento estam emolduradas em molduras muito simples com um vidro, mas se preferirem posso tirar a moldura certo?
Ja que com as molduras se fosse por correio ficaria um valor muito elevado devido a pensarem no total a volta de 6 kg correto?
Obrigado
Cumprimentos
José Viana
Mais despesas inerentes ao envio ok?
ResponderEliminarGrato
Bom fim de semana
José Viana