sábado, 5 de fevereiro de 2011

Ermida de Nª Sª da Conceição (Trafaria) - por Manuel Tavares

A recente descoberta do blogue http://ruinarte.blogspot.com tem-me feito viajar pela memória e pelo país da incúria e do desleixo, através de reportagens fotográficas que revelam a ruína de muito do nosso património em momentos de terrível qualidade estética. Uma das suas entradas revela o estado de abandono deste imóvel à beira-Tejo.
Curiosamente, há mais de 10 anos passou por mim esta aguarela de Manuel Tavares que estava intitulada "Velha Torre - Trafaria", datada de 1955. O autor já registava então a apropriação do edifício religioso para habitação.


1 comentário:

  1. Ora viva... depois de analisar o titulo da aguarela, chego à conclusão que não está errado, pois trata-se de facto de uma velha torre, só que de igreja... e em nada alude, mas pode confundir um olhar mais romântico e dar a entender que é a TORRE VELHA... que como sabemos é um antigo forte que tinha como designação Torre de S. Sebastião da Caparica, ou Torre Velha de S. Sebastião, que além dos propósitos bélicos com que foi idealizada, era também o lazareto (velho). Por ser mais antiga que a Torre de Belém, que passou a ser considerada a "torre nova" quando foi construída.

    Curiosamente e ao ver esta aguarela, pensei que esta ruína é um dos casos cuja história e tempo de vida é mais longa nessa categoria (de ruína), do que a sua breve existência como templo... testemunho de abandono continuado ao longo de várias gerações...

    ResponderEliminar